quinta-feira, 23 de março de 2017

PROJETO IURUPARI – GRUPO DE TEATRO APRESENTA O ESPETÁCULO DE RUA “AUTO DA NASCENÇA” NESTE DOMINGO EM SANTARÉM/PA


A apresentação ocorrerá no dia 26 de março às 18h na Praça Tiradentes
O Projeto Iurupari – Grupo de Teatro desenvolvido na Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, em parceria com o Grupo de Teatro Ilumin’art da Paróquia São Francisco de Assis de Santarém/PA, realizará a apresentação da peça de Teatro de Rua “Auto da Nascença”, como proposta de concepção cênica gratuita ao público santareno. O espetáculo é um Auto que reporta às prestezas natalinas, tem características de teatro popular para a rua, a classificação é Livre para todos os públicos e o acesso é gratuito. A apresentação ocorrerá neste domingo, 26 de março, na praça Tiradentes, Bairro Aldeia, as 18h.
Foto de cena da peça teatral “AUTO DA NASCENÇA”.
SOBRE A PROPOSTA
O Grupo de Teatro Ilumin’art – Paróquia São Francisco de Assis, e o Projeto Iurupari – Grupo de Teatro – UFOPA de Santarém iniciaram, em maio de 2015, as atividades de preparação da proposta do espetáculo Teatral “ILUSTRÍSSIMOS SENHORES” dos autores Jairo Lima e Lúcio Lombardi (PE), escrita em 1979, premiada no XI Concurso Nacional de Dramaturgia do Instituto Nacional de Artes Cênicas – INACEN – prêmio Especial de Comédia. A partir de uma adaptação livre do texto dramático para a realidade cênica do grupo, surgiu o processo teatral intitulado “Auto da Nascença”, que foi concebido enquanto um Auto e Teatro de Rua.
Foto de cena da peça teatral “AUTO DA NASCENÇA”.
O texto da peça remonta a cena do nascimento do menino Jesus, partindo da anunciação, mas traz uma nova linguagem para um acontecimento ocorrido séculos passados. A busca por um lugar seguro para o menino nascer é reforçada por questionamentos sociopolíticos muito bem articulados por meio das personagens representadas no espetáculo. A temática do nascimento do Menino Jesus, reforça o verdadeiro sentido da Nascença: a paz e a fraternidade entre os homens.
A direção do espetáculo é de Leandro Cazula, com duração de 40min,e o elenco composto pelos atores: Amaury Caldeira, Conceição Gomes, Emmile Sampaio, Jéssica de Miranda, Laís Natalie, Leandro Cazula, Lorena Sampaio, Rosana Sawaki e Wendel Freitas. A sonorização do espetáculo é concebida por Amaury Caldeira e parte do elenco, já os figurinos, adereços, cenografia e maquiagem tem a proposição do próprio grupo.
Foto de cena da peça teatral “AUTO DA NASCENÇA”.
SINOPSE
Concepção de um Auto de Natal modernizado ao épico, com presunçoso ideal da perda da ilusão em que fica somente a verdade sobre as formas atuais em que são vivenciadas as datas comemorativas dos cristãos. A gruta concretiza-se em qualquer canto perdido ou encontrado no mundo.
A proposta do espetáculo de rua “Auto da Nascença” tem o apoio do ICED – Instituto de Ciências da Educação, da PROCCE – Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão, e ainda conta com a parceria e apoio da Paróquia São Francisco de Assis de Santarém, da Prefeitura de Santarém através da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).
Foto de cena da peça teatral “AUTO DA NASCENÇA”.
SERVIÇO:
Espetáculo: “AUTO DA NASCENÇA”
DATA: 26 de março de 2017 – domingo
LOCAL: Praça Tiradentes – Santarém/PA
ENDEREÇO: Rua Vinte e Quatro de Outubro, 1372-1418 – Bairro Aldeia
HORÁRIO: 18h
ENTRADA: Livre Acesso
TEXTO: Adaptação livre do texto “ILUSTRÍSSIMOS SENHORES” de Jairo Lima e Lúcio Lombardi
DIREÇÃO: Leandro Cazula
FIGURINOS, ADEREÇOS, CENOGRAFIA e MAQUIAGEM: O Grupo
SONORIZAÇÃO: Amaury Gonçalves
GÊNERO DO ESPETÁCULO: Auto – Teatro de Rua
CLASSIFICAÇÃO: Livre
DURAÇÃO: 40 minutos
ELENCO: Amaury Gonçalves, Conceição Gomes, Emmile Sampaio, Jéssica Miranda, Laís Natalie, Leandro Cazula, Lorena Sampaio, Rosana Sawaki e Wendel Freitas.
Projeto Iurupari – Grupo de Teatro – UFOPA – Santarém/PA
Grupo de Teatro Ilumin’art – Paróquia São Francisco de Assis – Santarém/PA

Santarém/PA, 23 de março de 2017
Informações:
http://iurupari.blogspot.com.br/

iurupari@gmail.com



Foto de cena da peça teatral “AUTO DA NASCENÇA”.

Sem comentários:

Enviar um comentário