O Projeto - Grupo

APRESENTAÇÃO
“PROJETO IURUPARI – GRUPO DE TEATRO”
UFOPA – Santarém/PA


O Projeto Iurupari – Grupo de Teatro é desenvolvido na Universidade Federal do Oeste do Pará UFOPA – Campus de Santarém desde 2015, e objetiva formar um grupo de pessoas, dispostas ao fazer cênico, para que elas possam exercer o fazer teatral entre si, e posteriormente se empenharem para apresentações teatrais, a fim de se efetivar um projeto de extensão com atividades artísticas no âmbito acadêmico, mas que também se concretiza com resultados direcionados para a comunidade em geral. As atividades ocorrerem aos sábados no Auditório Wilson Fonseca do Campus Rondon da UFOPA.

O termo “Iurupari”, Jurupari traduzida do nheengatu, advém de uma nomenclatura indígena do Alto Amazonas – nas proximidades do Rio Negro, que dá origens a várias terminologias e mitos Tupi. A origem etimológica da palavra “Iurupari”, derivada do nheengatu, parece significar; IURU = Boca / Rosto; PARI: Máscara; ou seja, colocar uma máscara sobre o rosto e boca (um Pari no rosto).


Neste sentido o Projeto Iurupari – Grupo de Teatro pretende que seus integrantes compreendam a essência teatral de, literalmente, colocarem a máscara em seus rostos.


Sem comentários:

Enviar um comentário